quarta-feira, 27 de outubro de 2010

E se eu Falhar?

E se eu Falhar?

Quebra-gelo: Você já perdeu algo por ter errado?

Texto: I João 1:8-2:1 e Isaías 6:5-9

Introdução:
Hoje vivemos num mundo que é visto como um mundo competitivo. Diz-se que no topo só há lugar para os melhores, não existe espaço para erros ou falhas para aqueles que pretendem crescer. Esse tipo de idéia tem criado uma cultura de insegurança, mentira, hipocrisia e arrogância por parte da sociedade, pois é impossível aprender sem errar.
Trazemos esse tipo de postura para o nosso relacionamento com Deus e isso nos impede de crescer e experimentar mais de Deus. É bom que você saiba que mesmo depois de conhecer a Deus você vai errar. A Bíblia diz que aquele que diz não ter pecado está se enganando. A grande questão não é se vamos pecar ou não, mas como queremos viver e o que faremos quando pecarmos, quando falharmos. Se quisermos conhecer cada vez mais de Deus temos que:

1)Saber que iremos errar.
Muitas pessoas têm a tendência a serem perfeccionistas, não gostam de admitir seus erros, e quando o fazem desanimam ou desistem por não conseguirem corresponder ao padrão. O pecado não pode ser algo comum na vida do cristão, ele é um acidente de percurso, um grande erro, desvio do objetivo que é Jesus, mas que pode acontecer. Se chegar a falhar não desista ou desanime, o que devemos fazer se pecarmos.

2)Admitir nosso pecado, confessá-lo e deixá-lo. Precisamos arrepender-nos.
Não seja arrogante ou orgulhoso isso só nos impede de crescer em Deus. Muitos, por orgulho, têm dificuldade de admitir sua responsabilidade quando as coisas dão errado, tem dificuldade em admitir seu pecado. Preferem arrumar um culpado, mesmo que seja Deus, ao invés de admitirem seus erros e responsabilidades. Esse tipo de atitude nos afasta de Deus. Lembre-se: o pecado não te desqualifica; mas o orgulho e a soberba sim. A dificuldade em admitir a sua atitude pecaminosa te afasta de Deus. Se confessarmos, Deus nos perdoará.

3)Querer continuar a seguir a Jesus e mudar.
Como dissemos o pecado tem que ser um acidente de percurso na vida do cristão. Como você quer viver? Para fazer a vontade de Deus ou para fazer o que você quer? A resposta sincera a essa pergunta mostra se amamos mais a Deus ou ao pecado.
Conclusão:
Muitos dizem que preferem deixar de seguir porque não gostam de ter de obedecer, não gostam de serem forçados a nada. Na vida com Deus ou você vence a sua carne e aprende a obedecer, ou servirá ao pecado, talvez de maneira religiosa, enganando a si mesmo. O que você quer? Seguir a Jesus e fazer a vontade Dele? Lembre-se: sua falha não te desqualifica, seu orgulho sim; Deus não dá graça ao soberbo (Tiago 4:6). Quer abrir mão do orgulho, admitir e confessar seu pecado, deixá-lo e se dispor a obedecer?

Por Sem. Fábio Lima

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Deixando o Pecado

Deixando o Pecado

Quebra-gelo:
O que você prefere uma vida com Jesus ou com o pecado?
Textos: Isaías 59:1-2 e Hebreus 12:1.

Introdução:
O ser humano, constantemente, vem desrespeitando os limites estabelecidos por Deus e suas orientações; as pessoas fazem o que desejam sem se preocuparem muito se o que fazem agrada a Deus e é da sua vontade. Muitos dizem que até querem obedecer a Deus, mas não conseguem, reconhecendo assim seu pouco empenho em obedecer a Deus. A esse tipo de atitude chamamos pecado.
Pecado é tudo aquilo que desagrada a Deus. Toda desobediência aos limites estabelecidos por Deus é pecado, esses limites estão na Bíblia. Conheça a vontade de Deus conhecendo melhor a Bíblia.
Pecamos porque escolhemos fazer coisas que gostamos, mesmo sabendo que Deus não aprova. Mesmo sabendo que isso é errado muitos tratam desse tipo de atitude com naturalidade e normalidade. Isso é um erro, o pecado não deve ser encarado como algo normal. A desobediência a Deus nunca deve ser encarada como algo sem importância. Essa é uma idéia que o diabo tem colocado no meio da religião e nos corações e mentes dos religiosos, pois sabe que o pecado nos enfraquece espiritualmente e nos afasta de Deus.
Devemos nos esforçar para abandonar o pecado e nos aproximarmos de Deus. Devemos deixar o pecado pois:
1)Ele nos separa de Deus.
O texto de Isaías 59 nos ensina que o pecado nos separa de Deus e nos impede de receber as suas bênçãos. Não adianta receber oração, fazer campanha, jejuar, se você permanece no pecado, permanece desobedecendo a Deus, as bênçãos nunca nos alcançarão. Quer ser abençoado? Quer se aproximar de Deus? Deixe o pecado e siga a Jesus.
2)Ele nos faz perder tempo.
Viver em pecado é como participar de uma corrida com uma grande bagagem nas costas, nos faz perder tempo e torna a corrida muito cansativa e desgastante, nos fazendo até desistir. Se não deixamos o pecado, sem percebermos, ficamos parados na vida cristã, pois a Bíblia nos ensina a ver onde caímos, nos arrependermos e voltarmos à prática da vontade de Deus (Apocalipse 2:5).
Não quer mais perder tempo? Deseja a vida abundante que Jesus prometeu agora? Deixe o pecado e siga a Jesus.
3)Ele nos leva ao inferno, a morte eterna.
Muitos acham que tem muito tempo ainda e não se preocupam com isso. Não brinque com isso. Você gostaria de ter a vida eterna? Deixe o pecado e siga a Jesus.
Conclusão:
Se você ainda não entregou a sua vida a Jesus e não tem a Ele como seu Senhor e Salvador, faça isso. Arrependa-se, decida deixar o pecado, entregue sua vida a Jesus, peça a Ele que o perdoe e que seja teu Senhor e Salvador e passe a obedecê-Lo. Se já fez isso, leve sua decisão a sério, deixe o pecado e o desejo da carne, obedeça a Jesus em tudo e procure conhecê-Lo cada vez melhor. Quer esse tipo de vida? A vida com Deus?

Por Sem. Fábio Lima

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Acalmando Tempestades

Acalmando Tempestades

Quebra-gelo: Você já viu os estragos que uma tempestade pode causar?
Texto: Mateus 8:23-27

Introdução: Nos últimos dias temos visto pela televisão os estragos que tempestades e enxurradas têm causado em várias partes do Brasil. Vidas têm sido perdidas, desmoronamentos acontecendo, inundações com prejuízos materiais em vários lugares. Na vida passamos por crises, dificuldades, desafios, decepções, frustrações, perdas e costumamos chamar a eles de “tempestades”. Como na natureza, essas tempestades também chegam, muitas vezes, sem que estejamos preparados para enfrentá-las e causam estragos. Como podemos enfrentar e acalmar essas tempestades em nossas vidas sem que elas causem estragos irreparáveis, ou mesmo morte?


No texto de Mateus 8 vemos os discípulos enfrentando uma tempestade que pôs suas vidas em risco, mas Jesus acalmou a tempestade. Esse texto nos ensina que se quisermos enfrentar tempestades com tranqüilidade e acalmá-las;


1)Precisamos conhecer cada vez melhor a Jesus.
Os discípulos ficaram inseguros e temerosos na hora que a tempestade os pegou porque, mesmo andando com Jesus, não o conheciam direito ainda e não sabiam do que Jesus era capaz. Nós também precisamos conhecer bem a Jesus se quisermos enfrentar as tempestades com tranqüilidade. Quer que as tempestades em sua vida sejam acalmadas? Conheça bem a Jesus Cristo.


2)Precisamos aprender a confiar em Jesus.
Conhecer a Jesus é necessário para que possamos confiar Nele, pois quando o conhecemos vemos que Ele é de confiança e que podemos acreditar no que Ele diz e de que é capaz de nos ajudar a vencer e acalmar as tempestades em nossas vidas. Muitas vezes precisamos de ajuda para vencer a nossa dificuldade de confiar, mas se quisermos enfrentar, acalmar e vencer as tempestades em nossa vida precisamos aprender a confiar em Jesus.


3)Precisamos estar em comunhão com Ele
A tempestade que ameaçava os discípulos só foi acalmada por Jesus porque Jesus estava no barco com eles. Deixe as coisas e atitudes que afastam você de Jesus e da sua vontade e traga Jesus para sua vida. Receba-o como Senhor e Salvador de sua vida e se torne um(a) seguidor(a) de Jesus. Quer acalmar as tempestades de sua vida? Desenvolva a comunhão (intimidade) com Jesus.


Conclusão: Você tem enfrentado tempestades? Gostaria de poder acalmá-las sem maiores conseqüências? Para isso quer conhecer melhor a Jesus, confiar Nele e recebê-lo na sua vida para obedecê-lo?

Por Sem. Fábio Lima